Poster - Festival PrimaVera, 1969 (réplica oficial)



  • Poster / Cartaz: Festival PrimaVera de Antonio Peticov e Alain Voss com Os Mutantes, Gal Costa e outros no Ibirapuera, São Paulo em 1969
  • Disponibilidade: EM ESTOQUE (Envio em 1 dia útil)
  • Formato: Poster / Cartaz impresso 60 x 44 cm, Gravura, Reedição
  • País: Brasil
  • Lançamento: 1969 / 2014
  • Gênero: Rock
  • Estilo: Rock Psicodélico

Antonio Peticov é um artista brasileiro conhecido mundialmente, que começou sua carreria como um fértil produtor cultural e pioneiro lisérgico nos anos 60, sendo responsável por produzir inúmeros festivais e ser responsável por reunir a formação que culminou numa das bandas mais importantes da psicodelia mundial: Os Mutantes, do seu início até o estrelato.





O FESTIVAL BRASILEIRO QUE NÃO ACONTECEU

Em 1969, um festival iria fazer história na música e comportamento do Brasil e mundialmente, Antonio Peticov e Alain Voss na sua agência alternativa chamada "Lesma Azul", anunciaram Os Mutantes, Gal Costa, Leif´s, Tim Maia, Beat Boys, Beatnicks, Duprat entre outros para o Festival PrimaVera em pleno Verão do Amor e toda a Psicodelia Brasileira reunida.

Este incrível cartaz de 1969 é provavelmente o mais importante retrato da Psicodelia Brasileira, reproduzido em alta qualidade sob autorização e supervisão dos seus criadores. Esta reedição impressa pela Psico BR posters em 2014 tem seu tamanho original 60 x 44 cm mantido, impresso em  papel offset fosco com alta gramatura para melhores resultados.

Grupos apresentados: Os Mutantes, Gal Costa, Beat Boys, Rogerio Duprat, Som Beat, Beatniks, Tradicional Jazz Band, Carib Steel Band, O Bando, Sic Sunt Res, Cleans, Mustangs, Vermelho, Atômicos, Pulguentos, Mercado, Os Leifs, Tim Maia, Vikings, Grupo Sonda.

Antonio iniciou em arte desde seus 12 anos de idade e foi pioneiro trabalhando com posters decorativos inclusive tendo uma badalada loja com seus irmãos em São Paulo na década de 60. Peticov mostrou a Caetano Veloso e Gilberto Gil aqueles que seriam influencias transformadoras na nossa música, Janis Joplin e Jimi Hendrix, até então desconhecidos dos brasileiros. Nos anos 70 já na Europa continuou sua saga pelos festivais, participando como espectador na Isle of Wight em 1970 com o grupo de brasileiros liderados por Gilberto Gil e Caetano Veloso entre outros. Em 1973 na Itália, Antonio Peticov co-produziu o Re Nudo Pop Festival, conhecido como Woodstock italiano, junto do grande visionário artista psicodélico italiano Matteo Guarnaccia.

Peticov alcançou o sucesso global com suas pinturas e arte, ganhando reputação de "o pintor do arco-íris", devido a utilização de todas as cores no seu trabalho. Sua arte e instalações foram exibidas em Nova Iorque Art Expo, Bienal Internacional de São Paulo e todas maiores cidades como Londres, Milão, Paris, Tókio, Hong Kong e publicou vários livros com seus trabalhos artísticos.

Alain Voss é um lendário artista ilustrador franco-brasileiro, responsável por imprimir seu estilo psicodélico no desenho do cartaz PrimaVera com cores vivas e simbologias de paz, amor e música. Além de trabalhar com publicidade, ele ingressou junto de seu amigo Antonio Peticov na agência "Lesma Azul" para promover festivais de música.

Alain Voss ilustrou inúmeras capas de discos para diferentes gravadoras, em especial produziu duas das melhores capas dos albums dos Mutantes: "Jardim Elétrico" em 1971 e "Os Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets" em 1972. Na Europa ele publicou vários livros de histórias em quadrinhos para a importantíssima Metal Hurlant na França, trabalhando lado a lado com Moebius, Enki Bilal e Richard Corben entre outros. Seu trabalho foi publicado na revista americana Heavy Metal, na brasileira Monga e em outros países ganhando edições especiais.

Em 1989, Alain Voss ganhou prêmio como melhor ilustrador brasileiro na 1a. edição do Troféu HQ Mix e no ano seguinte venceu na categoria de melhor exibição de trabalhos.

Categorias: #poster #cartaz #psicodelico #psych #tropicalia #alainvoss #antoniopeticov



Nenhum comentário:

Postar um comentário