LP DUPLO JULI MANZI - 340 EXIGÊNCIAS DE CAMARIM
RELEASE
A carreira musical de Juli Manzi teve um começo promissor que refletiu sobre sua continuidade. O impulso inicial dado pelo CD 340 Exigências de Camarim desencadeou uma sequência de mais cinco álbuns e alguns singles do cantor e compositor, todos disponíveis atualmente nas plataformas digitais. Com a participação de 37 artistas, entre poetas, instrumentistas, cantores e compositores, 340 é um retrato do underground porto-alegrense do final dos anos 1990.
Produzido no Estúdio Dreher, de onde saíram discos de Júpiter Maçã, Wander Wildner, Graforréia Xilarmônica, Ultramen e outros, 340 foi registrado num gravador de fita magnética ligado a um computador, num processo misto de analógico e digital. Durante a mixagem de uma das faixas, o estúdio fez sua primeira transferência de arquivo pela internet, que ainda era discada, via linha telefônica. Esse disco surgiu, portanto, no momento de afirmação das tecnologias digitais e do amadurecimento da internet.
Através do 340, Juli recebeu o Troféu Açorianos, principal prêmio da música gaúcha. A imprensa saudou o álbum como "a melhor estreia fonográfica de um artista gaúcho nos últimos anos" (Zero Hora), e "um bafejo de inteligência e diversidade característicos do subsolo musical" (Folha de SP). O disco foi citado no livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho.
A produção do 340 foi de Gustavo Dreher e Gustavo Steffens, e a arte gráfica original é de Diego Medina. O álbum foi financiado pelo Fumproarte, um fundo municipal de apoio à cultura porto-alegrense, e distribuído de forma independente.
Agora, o 340 recebe esta edição caprichada em vinil duplo pela PsicoBR, mais uma prova de incentivo do selo à música independente brasileira.